Perfil de Cristina Selbach


Perfil de Cristina Selbach, publicado no Diário Rio-Grandense em 2004, quando ela completou quarenta anos.



Cristina da Rosa Selbach (Pelotas, 9 de janeiro de 1964) é uma ex-modelo, atriz e escritora brasileira. Tornou-se conhecida nacionalmente ao vencer o concurso de Miss Brasil em 1982*, aos dezoito anos de idade.

Vida

Natural de Pelotas, Cristina é a caçula de uma família de descendentes portugueses que conta com três filhas mulheres.

Estudante da Escola Padre Anchieta, destacava-se pelas excelentes redações que escrevia. No entanto, era provocada pelos colegas de classe, que a chamavam de Olívia Palito devido à sua magreza.

Abandonou Pelotas em 1980, ao ser descoberta por um olheiro de uma agência de modelos.

Conheceu o seu marido, o jornalista Joel Selbach, durante o concurso de Miss Brasil. Casou-se em 1983, quinze meses após o início do namoro.

Em 1986, aos vinte e dois anos, leu à luz a sua primogênita, Juliana.  Concebeu Pedro, o filho do meio, em 1994. Adriana, a caçula, veio ao mundo cinco anos depois.

Dividiu-se entre Rio de Janeiro e Porto Alegre até 1997, quando decidiu ficar em definitivo na capital do Rio Grande do Sul.

Sequestro

Cris Selbach teve a sua vida abalada por um grande susto. Durante o inverno de 2003, foi raptada por um grupo de homens em Porto Alegre, enquanto corria pela orla do Rio Guaíba.

Os sequestradores, liderados por Miguel Molina, levaram Cristina para uma casa localizada em um bairro remoto da cidade de Gravataí (RS). As motivações do crime jamais foram esclarecidas, no entanto, a ex-modelo permaneceu no cativeiro durante três semanas. No ato do seu resgate, o líder do sequestro acabou morto pela polícia.

De volta ao convívio com a família, Cristina se declarou traumatizada e desde então evita aparições públicas.

Carreira

Honrando o título de celebridade polivalente, Cris Selbach iniciou a sua carreira como modelo ainda na adolescência, tornando-se famosa ao conquistar o título de Miss Brasil em 1982*. Na época, ela foi a quarta representante do Rio Grande do Sul a vencer o concurso.

Dona de uma beleza inigualável e de um carisma apaixonante, ganhou a oportunidade de participar da novela Duelo dos Sexos em 1983, onde estreou como atriz.

A carreira de modelo foi freada após o nascimento da sua primeira filha, no entanto, ela seguiu assinando contratos publicitários nos anos seguintes.

Em 1997, decidiu fixar residência em Porto Alegre por causa do marido e dos filhos, abdicando também da carreira de atriz.

“Jamais me achei uma boa atriz, tanto que não cheguei a ser protagonista de nenhuma novela”, dissera Cris aos jornais na época. “Quero sossegar com a minha família e ter mais um filho. Quanto à carreira, pretendo dar um novo rumo a ela”.

Anunciou sua terceira gravidez em 1998, aos trinta e quatro anos. Ainda durante a gestação, lançou o seu primeiro livro: As Desventuras de Isolda. No lançamento, Cris afirmou que pretendia escrever romances e livros de autoajuda.

A sua quinta publicação, que seria lançada em 2004, foi cancelada após o sequestro. A autora avisou que pretendia pausar a carreira de escritora por alguns anos. 

Trabalhos na TV

Novelas

1983 – Duelo dos Sexos
1986 – Círculo de Fogo
1988 – Vale nada
1990 – Madame da Sucata
1992 – Rocha sobre Rocha
1994 – Fuga da paixão
1996 – O Juízo FInal

Livros publicados

1998 – As Desventuras de Isolda
1999 – O Porão da Casa Nova
2001 – Em Busca dos Sonhos
2002 – O Manual da Mulher do Século XXI


*Esta referência, assim como as outras, é fictícia. No entanto, me senti na obrigação de abrir este parêntese, afinal, a Miss Brasil de 1982 foi a Celice Pinto Marques. A quarta representante gaúcha a vencer o concurso foi  Deise Nunes de Souza. E a foto pertence à Miss Universo de 1989, Angela Visser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário