Top 10 - Melhores filmes de terror e suspense (lista analisada)


10º Evil Dead – A Morte do Demônio (1981)




Um TOP10 não pode ser feito sem a existência de pelo menos um filme de terror trash na lista. E o meu eleito é Evil Dead – A Morte do Demônio, lançado também com o nome de Uma Noite Alucinante. Gosto de toda a trilogia, entretanto, o primeiro é o mais emblemático.

Quando eu era criança, temia ficar na frente da TV quando este filme era exibido. Evil Dead é um show de imagens perturbadoras e sequências apavorantes. Imagina se colocar na pele de um grupo de jovens que vai passar o final de semana em uma casa de campo e se vê a mercê de demônios malévolos completamente violentos. Pois é, a premissa do filme é excelente!

O filme, dirigido por Sam Raimi, o responsável pela primeira trilogia do Homem-Aranha no cinema, é repleto de cenas absurdas e nauseantes. E este é o seu charme.

9º Atividade Paranormal (2007)




É terrível assistir a este filme!

Atividade Paranormal foi feito para causar sustos. Muitos sustos! É um dos melhores do estilo cinema documental. Produção de baixo custo, que traz atores desconhecidos e efeitos especiais modestos, também se destaca por mexer em um tema inquietante: o que pode acontecer no seu quarto enquanto você dorme?

Eu não teria coragem de deixar uma câmera ligada ao lado da minha cama depois de ver este filme...



8º Espíritos – A Morte está ao seu lado (2004)



É um filme terrivelmente assustador. Filmes com ideias semelhantes a Espíritos – A Morte está ao seu lado pipocam todos os anos. Todavia, o que ele faz, faz bem feito.

A película foi rodada na Tailândia, e o encontro com esta cultura não deixa de ser interessante.

Espíritos apresenta a história de um casal que é assombrado por fantasmas que surgem em fotografias – premissa interessante pra caramba.
O filme não dá folga. O expectador é bombardeado por sustos e cenas tensas até o seu final inesquecível.


7º Poltergeist - O Fenômeno (1982)

Este era um outro filme que me apavorava na infância. Ambientes escuros, objetos que se mexem sozinhos, fantasmas criados pela Industrial Light & Magic e um palhaço de brinquedo assustador aterrorizaram gerações nesta obra dirigida por Tobe Hopper e roteirizada por Steven Spielberg.

Trata de uma família que se muda para uma casa infestada de espíritos. O filme é tecnicamente perfeito e tem um elenco que não deixa a desejar. A atriz Heather O'Rourke, que faz a pequenina Carol Anne, é uma gracinha (ou era, já que ela morreu de uma maneira trágica aos doze anos).

É possível identificar também as veias cômicas que o Poltergeist - O Fenômeno tem. Elas concedem ao filme uma quebra do terror, no entanto, algumas situações soam absurdas. Nada que comprometa.

E o universo do filme ainda é “favorecido” por algumas coincidências trágicas. Além de Heather O'Rourke, a atriz Dominique Dunn, que interpreta a irmã de Carol Anne, morreu estrangulada pelo ex-namorado depois das filmagens. Na Internet pipocam outras destas “coincidências” com outros membros da produção... Brrr...




6º O Nevoeiro (2008)



Você vai amar ou odiar O Nevoeiro, filme que de maneira alguma vai passar indiferente aos olhos de quem o assistir. O amor, ou o ódio, irá surgir no final corajoso e surpreendente da obra dirigida por Frank Darabont.

No filme, um grupo de pessoas fica preso em um supermercado quando um misterioso nevoeiro toma conta da cidade, carregando nas suas entranhas os piores pesadelos.

A projeção nasceu de um conto homônimo, escrito por Stephen King, que faz parte da coletânea Tripulação de Esqueletos. Aliás, a parceria entre o diretor e o escritor já havia rendido dois filmes inesquecíveis (À Espera de um Milagre e Um Sonho de Liberdade). Frank Darabont sabe que os personagens são tão importantes quanto a história em si. E O Nevoeiro traz figuras fantásticas. O destaque vai para a Senhora Carmody (Marcia Gay Harden), uma religiosa fanática que prega o apocalipse e suscita nas pessoas assustadas as mais terríveis reações.

Não falta terror a O Nevoeiro, contudo, o filme ainda permite uma discussão sociológica: até que ponto os seres humanos conseguem ser civilizados em uma situação de desespero extremo?





5º O Chamado (2002)



Fui ao cinema sozinho assistir a este filme no início da década passada, no meio da tarde de um dia de semana. A sala estava quase vazia e eu sentei no fundo, bem faceiro com os pés apoiados no assento da frente. O cartaz de O Chamado me despertou curiosidade, porém, jamais imaginei que o filme fosse mexer tanto assim comigo.

Sim, o fato de estar sozinho em um cinema quase vazio contribuiu.

Entretanto, O Chamado causa um impacto tremendo quando é visto pela primeira vez. Enche o expectador de sustos e atiça a curiosidade com mistérios excelentemente trabalhados. Traz a história da fita VHS maldita que condena à morte a pessoa que a assiste. Adaptação de um filme japonês, que por sua vez é inspirado em um livro de muito sucesso no oriente.

O Chamado também entrega ao cinema uma das vilãs mais famosas da história: a menina Samara Morgan.

Falta somente ao filme o fator replay. Depois da primeira assistida, é difícil se impressionar com as cenas uma segunda vez. Porém, o legado deixado pela obra de Gore Verbinski é notável.





4º A Profecia (1976)



Este é um dos maiores clássicos do terror, e a sua força vai muito além da capacidade de provocar suspense e dar sustos na plateia. A Profecia, dirigido por Richard Donner, que anos depois conceberia o clássico Superman, apavorou o mundo ao trazer a história do garoto que é a encarnação do Diabo. Há um contexto religioso fortíssimo que deixa o filme pesado na sua totalidade.

Harvey Stephens, ator-mirim que interpretou Damien, o garoto que é o capeta, foi o grande destaque de um elenco que conta também com Gregory Peck, um dos mais renomados atores da época. Mas vou ficar somente nos dois, pois teria que acabar citando todos que estiveram presentes na produção.

A trilha sonora e a concepção das cenas são, digamos, demoníacas. Embora o capeta do filme seja o garoto, os vilões de verdade são os seus seguidores, que fazem de tudo para proteger Damien. Mas o arsenal das forças do mal é reforçado por animais e também por forças invisíveis impiedosas. Ou seja, em determinada altura do filme o perigo se encontra em todos os lugares.

Para os fãs de terror, é possível afirmar que A Profecia é uma experiência única.





3º Carrie, a Estranha (1974)



Trata-se da escolha mais pessoal desta lista. Não lembro ter visto Carrie, a Estranha em outro Top 10. E se por acaso estiver, duvido que esteja na digníssima terceira posição. É a adaptação do primeiro livro escrito por Stephen King. E neste caso encontramos uma curiosidade que não é muito comum: o filme é melhor do que o livro. Bem melhor.

Dirigido por Brian De Palma, Carrie, a Estranha tem como proposta impressionar e chocar, abrindo mão de sustos fáceis. Encontramos a protagonista Carrie (Sissy Spacek), uma garota com poderes telecinéticos (capacidade de mover objetos com a força da mente) que é rejeitada pelos colegas de classe e reprimida dentro de sua própria casa. Margaret White (Piper Laurie) é a mãe de Carrie, uma religiosa ortodoxa e intransigente que guarda em casa mágoas e imagens religiosas visualmente medonhas. Na escola existem os estudantes que praticam bullyng com a protagonista, figuras estereotipadas que funcionam muito bem para a ideia do filme.

Ok, a história é boa e o elenco é bom. Mas o estilo com a qual Carrie, a Estranha foi concebido é poético. As cenas importantes, assim como aquelas que trazem as imagens mais cruas (nudez explícita no início do filme e violência no final) foram filmadas com uma genialidade bestial Existe um cuidado com cada tomada, desde o que é projetado na tela até o som emitido. Aliás, o jogo com as trilhas do filme são arrepiantes. Não estranhe se tiver vontade de assistir a Carrie, a Estranha diversas vezes e voltar para rever a mesma cena. Brian De Palma foi muito feliz.

Carrie, a Estranha entrega somente um único susto, mas este susto, por circunstâncias que não vale a pena mencionar para não estragar a surpresa, é um dos mais memoráveis da história. Se fosse fazer um Top 10 de sustos, este seria a primeiro colocado.




2º O Iluminado (1980)



O segundo colocado desta lista também surgiu de um livro de Stephen King. Mas aqui encontramos um equilíbrio, já que o filme e o livro são excelentes. No entanto, o autor não gostou da adaptação. De fato, o filme distorce toda a essência do livro. Encontramos semelhanças no ponto de partida da história e também em alguns elementos do meio e do final. No mais, percebe-se que Kubrick quis fazer um filme autoral. Mas isso não é prejudicial no final das contas. O Iluminado foi uma investida muito bem-sucedida do diretor.

Entretanto, pode entregar metade da taça para Jack Nicholson. Ele interpreta Jack Torrance, um pai de família que aceita o emprego de zelador de um hotel que fica isolado pela neve durante o inverno. Nicholson dá um show no papel de homem fracassado e atormentado.

O Iluminado é alvo de análises profundas e estudos acadêmicos. Está presente em todas as listas de “melhores” e é conhecido até por aqueles que não gostam de sentir medo no cinema. Influenciou a cultura norte-americana e principalmente os diretores que tentaram filmar terror nos anos seguintes.

Como Carrie, a Estranha, a estilo de O Iluminado também é poético. Fazendo uma comparação, a obra de Kubrick não é tão dinâmica, mas impressiona muito mais e deixa para o futuro um legado assaz consistente.

O cinema deve muito a Kubrick. E o gênero terror também.




1º O Exorcista (1973)



O Exorcista é poético como Carrie, a Estranha e O Iluminado.

O Exorcista tem o contexto religioso de A Profecia, que o torna pesado.

O Exorcista causa um impacto enorme ao ser visto pela primeira vez, assim como O Chamado.

Você poderá odiar O Exorcista assim como poderá odiar O Nevoeiro.

O universo de O Exorcista conta com coincidências trágicas, assim como Poltergeist – O Fenômeno.

O Exorcista traz sustos tão intensos quanto Espíritos – A Morte está ao seu lado e Atividade Paranormal.

Algumas sequências de O Exorcista são tão repulsivas quanto Evil Dead – A Morte do Demônio.

Para entender O Exorcista é necessário assisti-lo. E assisti-lo pode ser uma tarefa difícil.

Regan McNeil (Linda Blair) é uma menina que é possuída pelo demônio Pazuzu. Desesperada, a sua mãe (Ellen Burstyn) procura a ajuda dos padres Karras (Jason Miller) e Merrin (Max Von Sydow). O meu personagem favorito é o padre Karras, que antes de enfrentar o Diabo precisa confrontar as suas próprias crenças. É um dos personagens mais ricos que vi no cinema.

Assustador, pesado, polêmico e repulsivo, O Exorcista causou as mais diversas reações nas plateias de todo o mundo. É o filme definitivo do gênero terror – um item obrigatório.

Um comentário:

  1. Veja o top 10 melhores filmes de terror em: http://topfilmesdterror.blogspot.com.br/p/1-0-halloween-noite-do-terror-1978.html

    VEJA OS MELHORES DE 2012 TAMBÉM EM: http://topfilmesdterror.blogspot.com.br/p/assistir-resident-evil-5-retribuicao.html

    ResponderExcluir